Nosso portal surge na necessidade de avaliar as Políticas Públicas nos Esportes Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro desde 2021, avaliar os Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores que são representantes legítimos no Estado do Rio de Janeiro de acordo com os indicadores e participação efetiva em comissões e autoria de Projetos de Lei ligados aos Esportes Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro seria uma forma de classificar esses representantes políticos com base em seu envolvimento e comprometimento com a legislação e políticas relacionadas aos Esportes Eletrônicos. Isso incluiria avaliar sua atuação em comissões específicas, autoria e apoio a projetos de lei relacionados aos Esportes Eletrônicos, bem como seu engajamento com a comunidade e os grupos envolvidos nesse setor. O objetivo seria destacar e reconhecer os políticos que estão ativamente trabalhando para promover e regulamentar os Esportes Eletrônicos no Estado do Rio de Janeiro.
Como é o cálculo:
A pontuação dos legisladores do Rio de Janeiro é definida de acordo com sua participação em 4(quatro) pilares: 6 (seis) indicadores das políticas públicas nos Esportes Eletrônicos: 1-Crescimento do Setor, 2-Participação da Comunidade, 3-Inclusão e Diversidade, 4-Desenvolvimento e Infraestrutura, 5-Impacto Econômico e 6-Colaboração e Parcerias; Participação em Frente Parlamentar, Comissão e Subcomissão nas Casas Legislativas; Autoria de Projeto de Lei e reunião agendada com a Comunidade dos Esportes Eletrônicos. Para mensurar isso, avaliamos as atas de reuniões, agenda com as comunidades dos Esportes Eletrônicos dos 92 (noventa e dois) municípios , site do Senado Federal, Câmara de Deputados, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ e Câmaras Municipais.
Os Indicadores do Projeto de Lei:
1. Crescimento do setor: Avaliar o crescimento do mercado de games e esportes eletrônicos nos municípios, como aumento no número de empresas atuantes, geração de empregos, movimentação financeira, investimentos públicos e privados, entre outros.
2. Participação da comunidade: Medir o envolvimento da comunidade local com atividades relacionadas aos games e esportes eletrônicos, como a adesão a competições, participação em eventos, frequência de espaços dedicados a essas práticas, programas educacionais relacionados, entre outros.
3. Inclusão e diversidade: Verificar se as políticas públicas estão promovendo a inclusão e a diversidade no mercado de games e esportes eletrônicos, por meio de programas de capacitação e formação, incentivo à participação de grupos sub-representados, promoção de acessibilidade, entre outros.
4. Desenvolvimento de infraestrutura: Avaliar o desenvolvimento de infraestrutura local, como a criação de espaços de coworking, incubadoras de startups, centros de tecnologia e inovação, investimentos em redes de internet de alta velocidade, entre outros, que impactem direta ou indiretamente o mercado de games e esportes eletrônicos.
5. Impacto econômico e social: Analisar o impacto das políticas públicas no desenvolvimento econômico e na melhoria da qualidade de vida da população local, por meio de indicadores como geração de empregos, aumento da renda per capita, redução da exclusão digital, entre outros.
6. Colaboração e parcerias: Verificar a existência de parcerias entre o setor público, empresas privadas, instituições de ensino, organizações não-governamentais e a sociedade civil para fomentar o mercado de games e esportes eletrônicos, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e recursos.
Cálculo:
Somatório dos indicadores: somatório de pontos do 6 indicadores: no máximo 6 pontos
Membro de Comissão ou Frente Parlamentar: 2 pontos
Autoria de Projeto de Lei: 3 pontos por cada PL
Reunião com a Comunidade: 2 pontos
Fórmula:
Si + M +A + D= Nota Final
Si = Soma dos Indicadores
M = Membro de Comissão ou Frente Parlamentar
A = Autoria de projeto de Lei
D = Diálogo com a Comunidade
Critério e Metodologia
EXEMPLO:
Deputado Federal Roberto Campos
1-Soma dos Indicadores é referente ao Projeto de Lei:
O Deputado fez 5 pontos dos 6 possíveis
Nota: 5,0
2-Membro de Frente Parlamentar, Comissão ou Subcomissão referentes a games e Esportes Eletrônicos:
- 2,0 pontos
-Nota: 2,0
3-Autoria de Projetos de Lei ligados aos Esportes Eletrônicos:
3,0 ponto por PL apresentou 3 Projetos de Lei
Nota: 9,0
4-Reunião com representantes dos Esportes Eletrônicos e Games:
2,0 pontos a cada 1 reunião por semestre.
Nota: 2,0
5- Emendas Parlamentares e Impositivas:
5,0 pontos para as emendas durante o ano.
NOTA FINAL
Fórmula: 5,0+2,0+9,0+2,0= 18 pontos
Si + M + A + D= Nota Final
Si = Soma dos Indicadores
M = Membro de Comissão ou Frente Parlamentar
A = Autoria de projeto de Lei
D = Reunião com a Comunidade